“A importância da imaginária na mensagem cristã”, ministrada pelo Prof. Dr. Dom Mauro M. F., OSB.

Imaginário

 

Queridos amigos, o Centro Dom Vital tem a honra e a alegria de convidá-los para a palestra “A importância da imaginária na mensagem cristã” que será ministrada pelo Prof. Dr. Dom Mauro Maia Fragoso, OSB.

Dom Mauro Maia Fragoso, OSB, é monge do Mosteiro de São Bento do RJ, doutor em Geografia pela UERJ, na linha de Cultura e Natureza; mestre em Artes Visuais na linha de História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ; especialista em Educação pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna; graduado em Filosofia e Teologia e pós-graduado em história pela Faculdade de São Bento do RJ; diretor de patrimônio do Mosteiro de São Bento do RJ; professor da Faculdade de São Bento do RJ; desde 2005 atua como consultor do INEPAC/Secretaria de Estado de Cultura do RJ.

Será na terça-feira, dia 12/07, das 18 h às 19h30. Neste dia, será exposta a Bíblia de Veneza pela Paulus.

Local do evento: Rua Araújo Porto Alegre, 70 – Sala 111 – Centro – RJ (Próximo à estação Cinelândia do Metrô).

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, basta comparecer. Serão emitidos certificados.

Divulguem e participem com seus familiares e amigos. Muito obrigado a todos!

Até o início do século VI, o Cristianismo rejeitou por completo a utilização de imagens nos seus atos religiosos. Tal proibição se baseava, a princípio na tradição hebraica, matriz do Cristianismo, e a utilização de imagens em outros credos em disparidade com o Cristianismo. Neste sentido, a reprodução imagética se constituía em ameaça à genuinidade do culto ao Deus invisível dos hebreus que havia se manifestado visivelmente aos cristãos. Essas duas premissas têm por finalidade salientar que a discussão sobre o emprego de imagens no culto precede ao Cristianismo. Contudo, ao longo dos séculos, outras culturas acabaram exercendo influência sobre o Cristianismo e a utilização de imagens vinculadas ao culto cristão acabou sendo adotada como estratégia expansionista do Cristianismo que se difundia para além das fronteiras étnicas e políticas”. (Dom Mauro, OSB)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
logotipo branco do Centro Dom Vital

Associação de leigos católicos, dedicada, desde 1922, à difusão da fé e à evangelização da cultura no Brasil: revista A Ordem, palestras, cursos, etc.