Curso “Arte Retórica”

ARTE DA RETÓRICA

 

Segunda-feira 04/04 às 18h começará o curso: “Arte Retórica“, tendo como ementa: Relação entre Lógica, Retórica e Oratória. A retórica aristotélica. A contribuição romana. A crise da retórica. Teoria e Prática da Retórica. Figuras e Tropos. Noções de Oratória.

O curso, ministrado pelo Professor *Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira, será de 04/04 a 25/04, às segundas-feiras, das 18 h às 19h30. Serão emitidos certificados.

Inscrições pelo email: comunicacao@centrodomvital.com.br. As inscrições também podem ser realizadas no local no primeiro dia do curso: Rua Araújo Porto Alegre, 70 sala 111 (esquina com Rua México, próximo ao Metrô Cinelândia).

Participem com seus familiares e amigos e divulguem, por favor! Muito obrigado a todos!

“Se algo está elegantemente dito (estilo, lexis), emotivamente expresso (páthos) e fidedignamente exposto (êthos), o que foi dito é verdadeiro […] o melhor discurso retórico, que aspira ao verossímil, será sempre destinado a ser processado pela inteligência racional e emocional dos ouvintes, e elaborado com a arte da eloquência para que o resultado do processo mencionado seja proveitoso para o orador”. (Cícero)


 

*Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira – Resumo do Lattes:

Doutor em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Com graduação e mestrado em Filosofia. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, professor adjunto da PUC-Rio – Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Diretor do Centro de Teologia e Humanidades e coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Presidente do Centro Dom Vital, RJ. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval. Publicações de várias ordens, como os livros “Elementos de Filosofia do Direito”, “Tomismo Essencial”, “A Metafísica no Cinema de Robert Bresson” e “A Arte de Ensinar a Estudar o Direito: Mediar, Sensibilizar, Humanizar”, obra em coautoria com a Dra. Hilda Bentes, primeiro lugar na categoria acadêmica do Prêmio Patrícia Accioli de Direitos Humanos da Amaerj, 2014.

 

cdv

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *