Curso “Décimo Primeiro Módulo: A Ética Tomista: Do Fim Último e das Condições dos Atos Humanos, Comentário à Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino I-II, Questões 1-21”

Queridos amigos, o Centro Dom Vital tem a honra e a alegria de convidá-los para o curso “Décimo Primeiro Módulo: A Ética Tomista: Do Fim Último e das Condições dos Atos Humanos, Comentário à Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino I-II, Questões 1-21” que ocorrerá nas segundas de 14/08 a 23/10, das 18h30 às 20h.

O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira, Presidente do Centro Dom Vital, Diretor do Centro de Teologia e Humanidades, Coordenador do
Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis, Professor Titular da Universidade Católica de Petrópolis, Professor Adjunto da PUC-Rio – Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Ementa:
Beatitude. Os Atos humanos. O voluntário. As circunstâncias. Os atos da vontade. A intenção. A bondade e malícia dos atos humanos.

Programa:
– Introdução geral à Ética Tomista na Suma e nos “loca parallela”.
– Em que consiste o fim último ou a beatitude.
– As condições da beatitude.
– O voluntário e o involuntário.
– As circunstâncias dos atos humanos, a vontade e sua motivação.
– Fruição e intenção moral.
– Da escolha, do conselho e do consentimento.
– Da bondade e da malícia dos atos humanos interiores.
– Da bondade e da malícia dos atos humanos exteriores.

Lembramos que os módulos são independentes, ou seja, os alunos podem ingressar a qualquer momento. Investimento: 150 reais. Sócios do CDV e alunos do ISCR têm 50% de desconto. Serão emitidos certificados. Inscrições pelo email: comunicacao@centrodomvital.com.br ou no dia do curso: Rua Araújo Porto Alegre, 70 sala 111 (esquina com Rua México, próximo ao Metrô Cinelândia).

Curso GRATUITO para novos alunos.

Este curso também faz parte da Pós-Graduação Lato Sensu em Ética (EAD), ou seja, os alunos da Pós terão a possibilidade de fazer esta disciplina presencialmente no CDV. Agradecemos imensamente a gentileza de divulgarem junto aos seus familiares, amigos e instituições que frequentam, por favor.

cdv

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *