Curso: “Quinto módulo – A Obra dos Seis Dias: Comentário à Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, questões 65 a 74”

No dia 15/02/16 será iniciado o curso “Quinto módulo – A Obra dos Seis Dias: Comentário à Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, questões 65 a 74” ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira. O curso será realizado de 15/02 a 21/03 às segundas-feiras das 18 h às 19h30.

Cartaz - Suma Teológica

 

 

 


Título: Curso: Quinto módulo – A Obra dos Seis Dias: Comentário à Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, questões 65 a 74

Prof: Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Horário e periodicidade: de 15/02 a 21/03 às segundas-feiras das 18 h às 19h30.

Ementa:
A criatura corporal; a distinção e ordem da criação; a obra de cada dia e o sétimo dia.

Lembramos que a leitura da Suma Teológica tem longa duração e ocorre por módulos independentes, ou seja, os alunos podem ingressar a qualquer momento (os módulos anteriores não constituem pré-requisitos). Apenas no dia 22/02 não haverá aula, pois será o Ciclo do Diálogo Inter-religioso.
Àqueles que desejarem rezar Vésperas conosco, podem chegar às 17h40, por favor.
Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira – Resumo do Lattes:
Doutor em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Com graduação e mestrado em Filosofia. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, professor adjunto da PUC-Rio – Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Diretor do Centro de Teologia e Humanidades e coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Presidente do Centro Dom Vital, RJ. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval. Publicações de várias ordens, como os livros “Elementos de Filosofia do Direito”, “Tomismo Essencial”, “A Metafísica no Cinema de Robert Bresson” e “A Arte de Ensinar a Estudar o Direito: Mediar, Sensibilizar, Humanizar”, obra em coautoria com a Dra. Hilda Bentes, primeiro lugar na categoria acadêmica do Prêmio Patrícia Accioli de Direitos Humanos da Amaerj, 2014.

cdv

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *