D. Filippo Santoro na PUC-RJ

O Centro Dom Vital convida a todos para participar de um diálogo sobre política moderado por D. Filippo Santoro, arcebispo de Taranto (Itália), que durante 27 anos exerceu seu ministério do Brasil, desenvolvendo, entre outras atividades, a Pastoral de Políticos, e José Roberto Cosmo, sociólogo e presidente do Centro Cultural Fato & Presença.

O ponto de partida será a apresentação da mostra “O bem de todos: os afrescos do Bom Governo de Ambrogio Lorenzetti no Palácio Público de Sena, Itália” feita pela professora Márcia Valéria Teixeira Rosa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e o texto abaixo.

“Quando falamos de “governo”, falamos da possibilidade de sustentar o bem ou de favorecer o mal, de valorizar as iniciativas e os esforços de cada um para o bem de todos ou de levar a sociedade a decair numa massa amorfa, controlada pelo poder, até o seu inevitável declínio. As alegorias de Lorenzetti, porém, apresentam uma reciprocidade no relacionamento entre governo e sociedade: todas as virtudes que caracterizam o Bom Governo de Lorenzetti se originam de um tecido social capaz de determinar as intenções e as decisões de quem tem a responsabilidade de governar. […] E, infelizmente, existe também o risco de uma reciprocidade negativa, como mostram as alegorias do Mau Governo.” (Mariella Carlotti, curadora da mostra na Itália).

Esse diálogo ocorrerá no dia 18 de outubro de 2014, às 10h, no salão da Pastoral da PUC, e faz parte do evento “Rio Encontros – Uma Vida em Movimento”, que comemora os 30 anos de presença do Movimento Católico Comunhão e Libertação no Rio de Janeiro.
O evento será uma oportunidade para estabelecer e celebrar as relações humanas à luz da experiência cristã, despertando nos participantes uma consciência maior de quem são e do que acontece a sua volta.

Abaixo a programação completa do evento “Rio Encontros – Uma vida em movimento”.

 

bemdetodos_Convite Programa Rio Encontros

cdv