Palestra “O Distributismo de Chesterton e Belloc”

Queridos amigos, o CDV tem a honra e a alegria de convidá-los para a palestra “O Distributismo de Chesterton e Belloc” que ocorrerá na segunda-feira 08/05 das 18h30 às 19h30. Será ministrada por Rhuan Reis do Nascimento, Mestrando em História Política (UERJ), Graduado em História (UCP).

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, basta comparecer à nossa sede: Rua Araújo Porto Alegre, 70 – Sala 111 – Centro – RJ (esquina com Rua México, próximo à estação Cinelândia do Metrô). Agradecemos imensamente a gentileza de divulgarem junto aos seus familiares, amigos e instituições que frequentam, por favor.

“A proposta dessa palestra consiste em analisar a origem da teoria econômica formulada pelo historiador francês Hilaire Belloc, na Londres do início do século XX: o Distributismo. Tal teoria, que contou com a ampla contribuição de Gilbert Keith Chesterton na sua estruturação e divulgação, é um dos frutos do movimento social cristão impulsionado pelas ideias de Santo Tomás de Aquino presentes nos documentos do pontífice Leão XIII, dentre os quais se destaca a Encíclica Rerum Novarum.
Naquela época, os pensadores distributistas viram na acumulação da propriedade as raízes dos problemas sociais ingleses. Dessa forma, eles assumiram uma postura crítica para com o Capitalismo e para com o Socialismo – por considerá-los sistemas onde a propriedade tendia a permanecer acumulada. Na Inglaterra, o Distributismo era divulgado por meio de uma publicação semanal, a G. K.’s Weekly e representado por um conjunto de intelectuais que se denominavam “A Liga Distributista”. No Brasil, tal teoria foi defendida por pensadores católicos como Alceu Amoroso Lima e Gustavo Corção.
Com o objetivo de entender a origem e o desenvolvimento das ideias distributistas comentaremos, no decorrer da palestra, os seguintes tópicos:
– Introdução às ideias distributistas;
– O contexto social inglês no final do século XIX e no início do século XX;
– O aparecimento dos movimentos sociais cristãos e a retomada das ideias de Santo Tomás;
– A crítica distributista ao Capitalismo;
– A crítica distributista ao Socialismo.” Rhuan Reis do Nascimento

cdv

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *