A construção do Cristo Redentor e a identidade católica nacional

 

Palestra com Padre Omar Raposo e o pesquisador Alexandre Pinheiro

A construção do Cristo Redentor e a identidade católica nacional

Em 11 de out 1931, o Cardeal Dom Sebastião Leme discursava na inauguração do Cristo Redentor. Não estavam inaugurando simplesmente um cartão postal. O discurso do cardeal deixou claro que o Cristo era o símbolo máximo de proteção da nação. 

“… Deve à pessoa do papa chegar consoladora a notícia de que, nas outras bandas do mar, existe um povo que faz questão de ser fiel a Cristo Rei, fiel à Santa Igreja, fiel ao Soberano Pontífice. Nós queremos que Ele reine sobre o Brasil. E Cristo reinará”!

Sobre ser no Corcovado, diante da Guanabara, “… existe outro trono mais antigo e mais resistente que o granito do Corcovado: é o trono da Eucaristia, o trono da adoração perpétua”.

Quanto ao tom político ante às mudanças globais da época, Dom Leme é enfático na oração: “… se os homens persistirem na contumácia das competições políticas regionais e pessoais, tudo isto irá estraçalhando a unidade da pátria…Brasil! Ó pátria, conserva-te de joelhos diante de Cristo Redentor porque assim poderás apresentar-te de pé diante das outras nações, adorando um só Cristo Redentor…Para apagar a fé no Brasil seria preciso subir aos céus e apagar todas as estrelas… Cristo impera, e na terra na qual Cristo reina é preciso que todos se amem, é preciso que estale o beijo de toda a família brasileira…Cristo impera, e o seu império é o império da paz, do amor, da misericórdia e do perdão. Seremos o doce império em que não há lugar para tiranias. Nem a tirania de capitalismos vorazes. Nem a tirania da demagogia sangrenta. Nem a tirania dos potentados. Nem a tirania do povo”.

Quer saber mais? Assista a palestra  A construção do Cristo Redentor e a identidade nacional católica do Brasil com o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, e o pesquisador Alexandre Pinheiro, no canal do Youtube do Centro Dom Vital!


A construção do Cristo Redentor e a identidade católica nacional: 90 anos e os desafios para o século XXI.

A construção do Cristo Redentor e a identidade católica nacional: 90 anos e os desafios para o século XXI.

Palestrantes: Padre Omar Raposo e Alexandre Pinheiro
Realizado em: 28/09/2021
Organização: Centro Dom Vital
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VSssVPxkZR8
Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC4ZnMKUExHNmjUrjnyiiIpQ

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
logotipo branco do Centro Dom Vital

Associação de leigos católicos, dedicada, desde 1922, à difusão da fé e à evangelização da cultura no Brasil: revista A Ordem, palestras, cursos, etc.