Curso “Estado Secular na Modernidade”

Curso "Estado Secular na Modernidade"

Queridos amigos, o Centro Dom Vital tem a honra e a alegria de convidá-los para o curso “Estado Secular na Modernidade” que ocorrerá nas terças de 04/04 a 25/04 das 15h30 às 17 h.

O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Edgard Leite Ferreira Neto, Doutor em História pela UFF, Diretor Executivo do Centro de História e Cultura Judaica, Membro Titular da Academia Brasileira de Filosofia, Professor Associado da UERJ, Professor Adjunto da UNIRIO, dedica-se a estudos de História, Filosofia, Metafísica e Teologia.

Ementa: Análise do processo de construção do Estado secular no Ocidente a partir do século XVIII, discutindo os seus principais momentos e os seus elementos paradoxais.
Programa:
– Origens do problema na Europa Ocidental. Elementos bíblicos e clássicos. Questões da Europa medieval. A Reforma e as guerras religiosas do século XVII.
– O Iluminismo europeu, os protestantes americanos e a consolidação da tese do Estado secular. O início da guerra geral contra a Igreja na Europa, no século XVIII.
– Séculos XIX e XX: O problema dos judeus e dos protestantes na nova sociedade secular. Problemas de Emancipação e Autonomia moral. A guerra geral contra todas as religiões.
– Século XX e XXI: do Estado neutro ao Estado ateu. Problemas da organização do Estado secular. Liberdade religiosa e liberdade moral. Pluralismo religioso e pluralismo moral: contradições e paradoxos.

Investimento: 100 reais. Sócios do CDV têm 50% de desconto. Serão emitidos certificados. Inscrições pelo email: comunicacao@centrodomvital.com.br. Local do curso: Rua Araújo Porto Alegre, 70 sala 111 (esquina com Rua México, próximo ao Metrô Cinelândia).

Agradecemos imensamente a gentileza de divulgarem junto aos seus familiares, amigos e instituições que frequentam, por favor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Normas Para Obtenção De Certificado

Para obter o certificado do curso, o aluno deverá assistir 75% das aulas.

Aos alunos que não participarem das aulas ao vivo, a presença será computada após o envio de um pequeno relato sobre o que aprendeu.

O relato deve ser enviado preferencialmente por meio do Google Classroom, na aba Atividades, ou para o e-mail cdvead@centrodomvital.com.br, indicando nome completo, curso e o número da aula.

O envio do relato de aprendizagem é obrigatório apenas para quem deseja obter o certificado de conclusão do curso.

Se preferir, você pode utilizar o formulário abaixo:

logotipo branco do Centro Dom Vital

Associação de leigos católicos, dedicada, desde 1922, à difusão da fé e à evangelização da cultura no Brasil: revista A Ordem, palestras, cursos, etc.