Palestra “O Distributismo de Chesterton e Belloc”

Queridos amigos, o CDV tem a honra e a alegria de convidá-los para a palestra “O Distributismo de Chesterton e Belloc” que ocorrerá na segunda-feira 08/05 das 18h30 às 19h30. Será ministrada por Rhuan Reis do Nascimento, Mestrando em História Política (UERJ), Graduado em História (UCP).

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, basta comparecer à nossa sede: Rua Araújo Porto Alegre, 70 – Sala 111 – Centro – RJ (esquina com Rua México, próximo à estação Cinelândia do Metrô). Agradecemos imensamente a gentileza de divulgarem junto aos seus familiares, amigos e instituições que frequentam, por favor.

“A proposta dessa palestra consiste em analisar a origem da teoria econômica formulada pelo historiador francês Hilaire Belloc, na Londres do início do século XX: o Distributismo. Tal teoria, que contou com a ampla contribuição de Gilbert Keith Chesterton na sua estruturação e divulgação, é um dos frutos do movimento social cristão impulsionado pelas ideias de Santo Tomás de Aquino presentes nos documentos do pontífice Leão XIII, dentre os quais se destaca a Encíclica Rerum Novarum.
Naquela época, os pensadores distributistas viram na acumulação da propriedade as raízes dos problemas sociais ingleses. Dessa forma, eles assumiram uma postura crítica para com o Capitalismo e para com o Socialismo – por considerá-los sistemas onde a propriedade tendia a permanecer acumulada. Na Inglaterra, o Distributismo era divulgado por meio de uma publicação semanal, a G. K.’s Weekly e representado por um conjunto de intelectuais que se denominavam “A Liga Distributista”. No Brasil, tal teoria foi defendida por pensadores católicos como Alceu Amoroso Lima e Gustavo Corção.
Com o objetivo de entender a origem e o desenvolvimento das ideias distributistas comentaremos, no decorrer da palestra, os seguintes tópicos:
– Introdução às ideias distributistas;
– O contexto social inglês no final do século XIX e no início do século XX;
– O aparecimento dos movimentos sociais cristãos e a retomada das ideias de Santo Tomás;
– A crítica distributista ao Capitalismo;
– A crítica distributista ao Socialismo.” Rhuan Reis do Nascimento

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Associação de leigos católicos, dedicada, desde 1922, à difusão da fé e à evangelização da cultura no Brasil: revista A Ordem, palestras, cursos, etc.