Fórum “O Canto Gregoriano, do Movimento litúrgico ao Vaticano II: desafio e tarefa”

Queridos amigos, o CDV tem a honra e a alegria de convidá-los para a palestra “O Canto Gregoriano, do Movimento litúrgico ao Vaticano II: desafio e tarefa”, dando continuidade ao Fórum Permanente de Liturgia para formação de clérigos e leigos. Será ministrada no dia 27 de julho, das 18h30 às 19h30, pelo Prof. Dr. Pe. Sérgio Cavalcante Muniz, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Certificados serão emitidos. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, basta comparecer à nossa sede: Rua Araújo Porto Alegre, 70 – Sala 111 – Centro – RJ (esquina com Rua México, próximo à estação Cinelândia do Metrô). Agradecemos imensamente a gentileza de divulgarem junto aos seus familiares, amigos e instituições que frequentam, por favor.

“A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene. Não cessam de a enaltecer, quer a Sagrada Escritura, quer os Santos Padres e os Romanos Pontífices, que ainda recentemente, a começar em S. Pio X, vincaram com mais insistência a função ministerial da música sacra no culto divino. A música sacra será, por isso, tanto mais santa quanto mais intimamente unida estiver à ação litúrgica, quer como expressão delicada da oração, quer como fator de comunhão, quer como elemento de maior solenidade nas funções sagradas.” (Trecho da Sacrosanctum Concilium 112)
“A Igreja reconhece como canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano; terá este, por isso, na ação litúrgica, em igualdade de circunstâncias, o primeiro lugar. Não se excluem todos os outros gêneros de música sacra, mormente a polifonia, na celebração dos Ofícios divinos, desde que estejam em harmonia com o espírito da ação litúrgica, segundo o estatuído no art. 30.” (Sacrosanctum Concilium 116)

cdv

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *