Palestra “Moisés Maimônides e Tomás de Aquino na Interpretação das Escrituras”

12916103_1066756883391053_4435149909087439939_o

O Centro Dom Vital tem a honra e a alegria de convidar para a palestra “Moisés Maimônides e Tomás de Aquino na Interpretação das Escrituras” que será ministrada pelo Prof. Dr. Edgard Leite e pelo Prof. Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira no dia 23/05 (segunda) das 18 h às 20 h.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, basta comparecer. Serão emitidos certificados. Participem com seus familiares e amigos.

Local do evento: Rua Araújo Porto Alegre, 70 – Sala 111 – Centro – RJ (Próximo à estação Cinelândia do Metrô).

“Para Maimônides, a leitura dos textos sagrados tinha duas dimensões. Uma exotérica, que dizia respeito à ortopraxia e era destinada a pessoas que procuravam retirar da Bíblia orientações práticas sobre os mandamentos de Deus, e uma esotérica, que era sutil e especial, destinada àqueles, poucos, que se sentiam perplexos diante da contradição entre a Bíblia e o conhecimento racional do mundo. Segundo Maimônides, esta segunda forma encontrava sua chave de entendimento mais acabada na utilização do instrumental da filosofia grega, nomeadamente a aristotélica. Nesse sentido, Maimônides defendia, a partir do texto bíblico, a perspectiva de que a literatura revelada traduzia verdades que podiam ser entendidas como universais e não especificamente judaicas.” (Prof. Dr. Edgard Leite)

cdv

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *