Palestras: “A interação entre a fé cristã e a ciência física desde Galileu até o Bóson de Higgs” e “Da energia à matéria: o Bóson de Higgs e a origem da massa”

No dia 17/10/15 das 10:00 às 12:30 serão realizadas no auditório American Express na PUC as palestras: “A interação entre a fé cristã e a ciência física desde Galileu até o Bóson de Higgs” e “Da energia à matéria: o Bóson de Higgs e a origem da massa”.

 

Cartaz Bóson - V6

 


Título: A interação entre a fé cristã e a ciência física desde Galileu até o Bóson de Higgs

Pe. Paul Schweitzer, S.J.

Resumo:

1.  A origem da ciência moderna no final da Idade Média no contexto propício criado pela fé judeu-cristã no Criador inteligente e bom.

2. O Caso de Galileu e o conflito entre a ciência física e a interpretação bíblica – Galileu foi interrogado pela Inquisição em 1616 e em 1633, e condenado a prisão domiciliar. Embora Galileu estava certo ao defender o sistema heliocêntrico de Copérnico, ele errou cientificamente ao crer que tinha uma prova empírica do movimento da terra. Cardeal Bellarmino, que transmitiu a conclusão da Inquisição a Galileu em 1616, errou na interpretação bíblica, exigindo que a interpretação tradicional da Bíblia fosse salvaguardada apesar de evidências científicas ao contrário.

3.  O fechamento do Caso Galileu com a publicação de um livro de astronomia em 1821 com imprimatur do Vaticano, e posteriormente com o pedido de desculpas do Papa São João Paulo II.

4.  Alguns comentários sobre a teoria de seleção natural de Darwin na Evolução e a relação com a fé judeu-cristã.

5.  Quatro paradigmas da relação entre a fé cristã e a ciência, segundo Ian Barbour:  conflito, independência, diálogo e integração.
6. A carta do Papa São João Paulo II de 1988 pedindo a interação com contribuições mútuas entre a fé cristã e a ciência.

7. Ateísmo atual entre alguns cientistas – Stephen Hawking, Steven Weinberg e outros: será que a formação espontânea de um par de uma partícula e uma antipartícula no vazio quântico corresponde à ‘creatio ex nihilo’ (a criação a partir de nada)? – mas o vazio quântico já é algo, não é o ‘nada’ da doutrina cristã da criação!

8. O Big Bang é o momento da criação do universo? Como se entende o Big Bang a partir da fé cristã?

9.  A busca da vida extraterrestre e a possibilidade de civilizações em outras partes do universo.
 

Título: Da energia à matéria: o Bóson de Higgs e a origem da massa

Prof. Dr. Arthur Moraes (Físico)

Resumo:

O que é massa? Qual é a origem das massas das partículas que formam a matéria? Como se deu a evolução inicial do Universo após o Big-Bang? Essas e outras perguntas estão sendo investigadas no LHC (Large Hadron Collider), o maior e mais ambicioso projeto em física de partículas e um dos mais ambiciosos em ciências já conduzido pela humanidade.

A descoberta da partícula conhecida como o Bóson de Higgs (ou “Partícula de Deus”), nos dados produzidos pelo LHC, confirmou a teoria que explica como partículas obtêm suas massas.

Nesta palestra, o físico Dr. Arthur Marques Moraes (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF), que há mais de 15 anos trabalha em projetos do LHC, falará sobre o Bóson de Higgs e também sobre a beleza de ser cientista, brasileiro e participar de um projeto tão audacioso que investiga alguns dos mistérios mais profundos sobre o surgimento e funcionamento do Universo.


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
logotipo branco do Centro Dom Vital

Associação de leigos católicos, dedicada, desde 1922, à difusão da fé e à evangelização da cultura no Brasil: revista A Ordem, palestras, cursos, etc.