Revista "A ordem"

A revista A Ordem foi criada em 1921 por Jackson de Figueiredo, um intelectual católico nascido em 1891. Em seus primeiros anos, seu objetivo foi o de divulgar concepções teológicas, filosóficas e políticas católicas e defender a Igreja contra críticas que se faziam naquele momento histórico sobre seu papel na sociedade e em sua relação com o Estado. No ano de 1922, a revista passa a vincular-se ao recém-criado Centro Dom Vital. Poucos anos depois, no final de 1928, Alceu Amoroso Lima assume a direção do Centro. Inicia-se assim um novo período na história da revista, de maior abertura à cultura geral e à pluralidade temática, enfoque que se mantém até os dias de hoje.

Ao longo de seus 100 anos, a Ordem serviu de sede de inúmeros debates sobre questões sociais e políticas, sem perder sua identidade católica. Em suas páginas, o leitor encontrará textos sobre literatura, filosofia, pedagogia, política, teologia, entre tantos outros, escritos por membros do Centro Dom Vital, intelectuais católicos e não-católicos e por especialistas oriundos das mais diversas áreas.

Confira as edições de "A Ordem"

Aqui, você acessa os volumes desta publicação tão importante para a Igreja Católica quanto para a imprensa brasileira. Boa pesquisa, boa leitura.

Volume 94

  2005   Volume 94   Índice     Autor Título pág. Tarcísio Padilha Apresentação 5 Célio Borja Centenário de Nascimento de Afonso Arinos 6

Leia esta edição

Volume 84

  1993   Volume 84   Índice     Autor Título pág. Tarcísio Padilha Editorial 3 Homenagem a D. Eugenio de Araujo Salles 7 Dom

Leia esta edição

Logo_CDV

A revista A Ordem foi, durante muitas décadas, meio oficial de comunicação do Centro Dom Vital com a sociedade civil.Criada na década de 1920, era um lugar democrático de debates que reunia a intelectualidade católica e não católica.

logotipo branco do Centro Dom Vital

Associação de leigos católicos, dedicada, desde 1922, à difusão da fé e à evangelização da cultura no Brasil: revista A Ordem, palestras, cursos, etc.